terça-feira, 1 de abril de 2008

Verrugas Anogenitais

As verrugas anogenitais tem frequencia em de cerca de 1% da população sexualmente ativa e diferente do que se pensa não é necessária a relação anal para sua manifestação. Existem vários portadores assintomáticos (que tem o vírus do HPV e não tem a doença) mas não é possível detectar. Essas verrugas, e o foco aqui são as da região anal, tem manifestação variável podendo ser pequeninas e as vezes grandes vegetações. Por serem uma DST há um tabu ao seu redor dificultando o tratamento clinico precoce e grande parte dos paciente acabam por necessitarem de tratamento cirúrgico (cauterização ou laser de Co2).
O tratamento clinico com Aldara (imiquimod) ou com Wartec (podofilina) parecem ter mesma eficácia apesar do Aldara ser muito mais cara. O tratamento das lesões externas já foi mais estudados enquanto que as lesões da mucosa anal ainda precisam de mais estudos acerca do uso de medicações tópicas.
O uso de interferons e 5FU não tem sido mais defendidas nos meios científicos modernos.
A taxa de recidiva pode alcançar até 25% dos casos e pode ocorrer em mais de 1 xx
A incubação do vírus pode ser de anos, não permitindo estabelecer um perfil epidemiologico
Casais estáveis não necessitam usar camisinha (pois já foi infectado no momento da consulta). Recomenda-se (como em qualquer outro caso) o uso de camisinhas com novos parceiros sexuais.
Há incremento do risco de cancer, principalmente no tipo B.Lowestein.