quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Causas de obesidade

A obesidade e sobrepeso hoje são consideradas epidemicas no mundo moderno. Suas causas não são focadas em um único fator mas por vários como genética, estilo de vida, doenças associadas, fatores emocionais. De toda energia que gastamos no dia cerca de 60 a 70% é somente para deixar o "motor ligado" ou seja o organismo funcionando (chamamos isso de Gasto Energético Basal), cerca de 10% é gasto processando alimentos ingeridos e os demais 20-30% em atividades fisicas.
O fator genético parece ter papel fundamental na origem da obesidade pelo que as pesquisas vem mostrando, ou seja, se seus pais são obesos há forte tendência de se-lo também apesar de possível evitar. Fatores psicodinâmicos tem influência na obesidade porém não necessáriamente são postas como causa do problema mas podem ser consequência do estado mórbido. Alguns tipos de medicação também podem influenciar o peso do paciente e, apesar do mito, reposição hormonal não causa aumento de peso mas parar de fumar sim se não acompanhado por profissional médico competente.
Lamentávelmente além da obesidade por si só ja ser uma doença, ela aumenta a predisposição para outras como cânceres e doenças metabólicas e cardiovasculares.
Curiosamente o casamento incrementa a média de peso por motivos variados.
A doença é muito prevalente na população brasileira, principalmente nas de baixa renda, devido ao menor preço dos alimentos do tipo energéticos. O tratamento é multidisciplinar envolvendo não somente o médico, mas também psicólogos, nutricionistas, preparadores físicos entre outros. O tratamento cirúrgico é a última alternativa após a falha do tratamento clínico persistente.

Nenhum comentário: