quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Constipação Intestinal

Extremamente prevalente na modernidade, principalmente na população feminina, causa transtornos e aumenta a procura por serviços de saúde de forma relevante, desde a tenra infância até idade avançada. Apesar da experiência clínica mostrar que 80% dos casos se devem a erros de natureza alimentar, devemos estar atentos ás doenças que podem causar alterações do hábito intestinal ou mesmo o uso indiscriminado de medicações, fórmulas ou mesmo chás e compostos naturais que utilizados sem critérios podem trazer sérios prejuízos a saúde do indivíduo.
Atualmente há um conceito de que sofre de constipação aquele paciente que tem menos que 1 episódio de exoneração a cada intervalo de 3 dias, ou aquele que no ato evacuatório tenha que fazer muito esforço e as fezes saem com consistência endurecida e de forma dolorosa. Independente dos números apresentados, é aquele paciente que tem dificuldade para evacuar ou o faz de maneira incompleta.
Inúmeras causas podem estar envolvidas na origem da doença e as vezes estão presentes mais de uma delas e é papel do médico especialista investigar e tratar ou atenuar os efeitos intestinais para que o paciente tenha uma vida o mais próximo do normal.
Essa investigação e tratamento podem levar meses até que sejam definidos os diagnósticos e seja estabelecido um tratamento adaptado para cada tipo de paciente.

Nenhum comentário: